Oficina Colaborativa de Edição em Cinelerra e Blender
Índice
OFICINA COLABORATIVA DE EDIÇÃO EM CINELERRA E BLENDER
Projeto Comunicação Compartilhada
A presente proposta surgiu durante a realização do “Fórum Paulista de Cultura Digital”, realizado na cidade de São Carlos no mês de outubro de 2009. Basicamente, a idéia é a de se trabalhar comunicação compartilhada através do processo de produção multimídia com o uso de plataformas em software livre. Tal atividade será direcionada para a formação de pessoas ligadas a integrantes dos Pontos de Cultura das cidades de São Vicente, Pilar do Sul, Cananéia, Campinas, São Paulo, São Carlos e Mogi das Cruzes. O material que será utilizado na oficina foi capturado durante a realização das Teias Regionais e da Teia Estadual realizada no mês de março na cidade de Guarulhos.
Objetivo: Ministrar uma oficina colaborativa de edição em cinelerra e blender focado na sensibilização para a utilização de software livres para a produção documentários e vídeos e construção de plataformas e tecnologias digitais livres.
Data: 23 e 26 de abril de 2010
Local: Ponto de Cultura "Caiçaras" - Cananéia - Litoral Sul de SP
Veja aqui o Cronograma:
Cronograma das Atividades
Baixe aqui o Cronograma
Projeto Comunicação Compartilhada (Arquivo .pdf)
Veja quem participou e o quanto custou a oficina
Lista de Participantes / Tabela de Custos Financeiros
Material de Apoio:
Cinelerra
- Cinelerra_cv_manual_pt_BR.pdf
- Vídeo-Tutoriais de Cinelerra
- Trabalhando com HDV no Cinelerra
- Oficinas de Edição de Vídeo - Banto
Blender
INFORMAÇÕES GERAIS
Cananéia - história e cultura
Fundada em 1531, Cananéia situa-se em uma região riquíssima histórica e ecologicamente. Ao lado do maior remanescente de Mata Atlântica do país, por aqui se encontram histórias do primeiro povoado brasileiro, nascido a partir de 1502, com a chegada do enigmático Bacharel, também Cosme Fernandes, degredado da Coroa Portuguesa, que após alguns anos se tornará um líder entre os indígenas locais. Hoje em dia, a cidade destaca-se não só pela sua importância ecológica e histórica, mas também pelas suas manifestações culturais oriundas da cultura caiçara, que por sua vez, é fruto da miscigenação entre europeus, índios e negros. Suas terras e águas são habitadas por comunidades caiçaras, quilombolas, indígenas, caboclas e de agricultores familiares, constituindo uma diversidade cultural raramente encontrada tão próxima de grandes centros.
Serviços
Agências bancárias: Santander
Caixas eletrônicos: CEF, Banco do Brasil, Bradesco (dias úteis) e Nossa Caixa
Para saber mais acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Canan%C3%A9ia
www.cananet.com.br/website/php/
(é um sítio meio tosco, mas dá uma idéia do que se tem na cidade)
Detalhes gerais
Abaixo seguem informações gerais sobre a logística da atividade. Vale ressaltar que as despesas de transporte, hospedagem e alimentação serão custeadas c/ recursos financeiros do Prêmio Tuxauá (Projeto Nós na Intersecção Digital) e do Pontão Nós Digitais (www.nosdigitais.teia.org.br).
Hospedagem e alimentação
A galera vai ficar hospedada em uma pousada bem bacana que fica pertinho do Ponto de Cultura. Pra quem conhece a cidade, essa pousada fica em frente a Praça Theodolina Gomes / Rua do Artesanato. Logo mais enviaremos um arquivo c/ o mapa dos apartamentos e ai cada um escolhe a turma c/ quem vai ocupar o quarto.
O rango vai ser servido no Restaurante Sambaqui. Comida boa c/ tempero caseiro. Se alguém não comer nenhum tipo de carne avise antes pra que se peça o preparo de outro tipo de comida.
Transporte
A empresa Intersul (www.intersul-transporte.com.br) mantém dois horários de ônibus direto p/ Cananéia (9h00 e 14h30). Esses ônibus saem do Terminal Rodoviário da Barra Funda (http://www.socicam.com.br/2009/pt/terminais/terminais_rodoviarios.asp?Cod=3).
ATENÇÃO: as despesas de transporte apenas serão reembolsadas mediante a apresentação de bilhete de passagem e/ou cupom ou nota fiscal de combustível. Portanto, não deixe de solicitar e guardar esses comprovantes!