Cronograma das Atividades

De Babel Digital
Revisão de 10h39min de 16 de abril de 2010 por 201.81.201.109 (discussão) (Contrapartida)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
OFICINA COLABORATIVA DE EDIÇÃO EM CINELERRA E BLENDER
23 a 26 de abril de 2010 – Cananéia, SP


Apresentação

A comunicação compartilhada é uma tecnologia social que está sendo experimentada e estudada. Ela trás em seu conceito os vários olhares e estilos de se comunicar uma determinada ação. Não existe um padrão e nem uma lógica, existem várias. Esta metodologia vem sendo aplicada e desenvolvida com o intuito de contrapor este modelo padrão de comunicação televisiva e jornalística onde existe um formato igual para quase todos os programas, onde se predomina uma cultura que representa as minorias, e onde só há espaço para programas da própria emissora detentora do canal de transmissão. Há comunicação é direito de todos e assim também podemos ajudar a democratizar a comunicação através de ações como estas, que se ganham corpo e se concretizam podem tornassem proposta de políticas públicas, para área da cultura e comunicação, tema inclusive da primeira conferência de Comunicação.


Objetivo Geral

Ministrar uma oficina colaborativa de edição em cinelerra e blender focado na sensibilização para a utilização de software livres para a produção documentários e vídeos e construção de plataformas e tecnologias digitais livres. Público-alvo Jovens e adultos participantes de Pontos de Cultura que trabalham ou desenvolvem a metodologia da comunicação compartilhada.

Justificativa

A presente proposta surgiu durante a realização do “Fórum Paulista de Cultura Digital”, realizado na cidade de São Carlos no mês de outubro de 2009. Basicamente, a idéia é a de se trabalhar comunicação compartilhada através do processo de produção multimídia com o uso de plataformas em software livre. Tal atividade será direcionada para a formação de pessoas ligadas a integrantes dos Pontos de Cultura das cidades de São Vicente, Pilar do Sul, Cananéia, Campinas, São Paulo, São Carlos e Mogi das Cruzes. O material que será utilizado na oficina foi capturado durante a realização das Teias Regionais e da Teia Estadual realizada no mês de março na cidade de Guarulhos.


Registrar para quê?

A construção deste “movimento social” que está nascendo dos Pontos de Cultura é um desejo da sociedade civil organizada não ser mais pautada pelo Ministério da Cultura em seus eventos regionais, estaduais e nacionais, da necessidade e de iniciar um processo de parceria com o poder publico e não mais de dependências. É um movimento que ao longo de seu percurso foi experimentando formas e jeitos de funcionar, errou, transformou momentos de construção em momentos de disputas, por várias vezes rachou, mais quando teve em vista a briga pelos ideais do movimento juntou-se novamente e tocou o barco até o fim mesmo que de forma questionável.

Existem poucos movimentos sociais bem estruturados no País por que como todos sabem a sociedade civil é muito frágil e têm muitas dificuldades de se permanecer junta diante de um processo árduo, contudo ainda a aqueles que resistem, prova disto é o Movimento dos Sem Terra.

Com isto entendemos que é uma necessidade registrar os eventos no qual nossos Pontos transitam, ajudando assim a criar e iniciar uma história de luta pela cultura de base, e nesta luta temos que estar coerentes com nossas ações cotidianas e por isto o software livre e a comunicação compartilhada fica mais do que pautado nesta briga e nestas prioridades.

Método

A oficina terá uma carga horária de 48 horas que serão distribuídas entre os dias 23 e 26 de abril de 2009. Todos os módulos propostos serão trabalhados de forma transversal e auto-complementar e por si só já fazem parte das áreas de fomento, gestão e ação da rede colaborativa de indivíduos, coletivos, grupos e organizações que já trabalham cooperativa e participativamente dentro dessa rede.


Cronograma de trabalho

  • Dia 23/04 Roda de conversa Tema: Por quê utilizar o software livre?
    • A proposta ideológica desta ferramenta?
      • Configurações das Maquinas
        • Preparo e arrumação do Ambiente de Trabalho


  • Dia 24/04 Divisão das equipes para as tarefas:
    • Produção e documentário
      • Clipe das apresentações Culturais * Postagem no Blog ou Site do Teia Paulista


  • Dia 25/04 Roda de conversa e finalização dos trabalhos


  • Dia 26/04
    • Permanência de algumas pessoas de acordo com a necessidade de finalização dos trabalhos

Orçamento

DESCRIÇÃO QUANTIDADE VALOR UNITÁRIO VALOR TOTAL
Transporte 22 45,00 990,00
Alimentação 71 15,00 1.065,00
Hospedagem 38 25,00 950,00
,00

Contrapartida

DESCRIÇÃO QUANTIDADE VALOR TOTAL
3 Ilhas de edição(áudio e vídeo) 8100,00
Filmadora
,00