Oficina Colaborativa de Edição em Cinelerra e Blender

De Babel Digital

O Projeto

Projeto Comunicação Compartilhada

A idéia de organizar um encontro colaborativo surgiu no “Fórum Paulista de Cultura Digital”, realizado na cidade de São Carlos no mês de outubro de 2009. Basicamente, pensamos em trabalhar comunicação compartilhada através do processo de produção multimídia com o uso de plataformas em software livre. Inicialmente, a atividade foi pensada para a formação colaborativa de pessoas ligadas a integrantes dos Pontos de Cultura das cidades de São Vicente, Pilar do Sul, Cananéia, Campinas, São Paulo e São Carlos. O material utilizado na oficina foi capturado durante a realização das Teias Regionais e da Teia Estadual realizada no mês de março na cidade de Guarulhos.

Objetivo: Ministrar uma oficina colaborativa de edição em cinelerra e blender focado na sensibilização para a utilização de software livres para a produção documentários e vídeos e construção de plataformas e tecnologias digitais livres.

Público-alvo: Jovens e adultos participantes de Pontos de Cultura que trabalham ou desenvolvem a metodologia da comunicação compartilhada.

Justificativa: A presente proposta surgiu durante a realização do “Fórum Paulista de Cultura Digital”, realizado na cidade de São Carlos no mês de outubro de 2009. Basicamente, a idéia é a de se trabalhar comunicação compartilhada através do processo de produção multimídia com o uso de plataformas em software livre. O material utilizado na oficina foi capturado durante a realização das Teias Regionais e da Teia Estadual realizada no mês de março na cidade de Guarulhos.

Método: A oficina teve uma carga horária aproximada de 30 horas. Todos os módulos propostos foram trabalhados de forma transversal e auto-complementar e por si só fazem parte das áreas de fomento, gestão e ação da rede colaborativa de indivíduos, coletivos, grupos e organizações que já trabalham cooperativa e participativamente dentro dessa rede.

Data: 23 e 26 de abril de 2010
Local: Ponto de Cultura "Caiçaras" - Cananéia - Litoral Sul de SP


O que aconteceu?

Relato coletivo sobre a oficina

O cronograma previsto não foi cumprido conforme o planejado. Além do atraso na chegada de alguns participantes, o principal motivo foi a readequação das atividades visando a atender as reais necessidades dos participantes que mesclavam conhecimentos básicos, intermediários e avançados em sistemas GNU/Linux e softwares livres para edição de áudio e vídeo. Diante disso, propôs-se a divisão da turma em três grupos de trabalho, a saber: GT 1 – História e Movimento Software Livre e Sistemas GNU/Linux; GT 2 – Edição de vídeo em Cinelerra; e GT 3 – Edição de vídeo em Blender.

Ao todo, participaram da atividade 34 (trinta e quatro) pessoas ligadas aos Pontos de Cultura das cidades de Pilar do Sul, Campinas, São Paulo, Mogi das Cruzes, Carapicuíba, Diadema, Iguape, São Carlos, Salto de Pirapora, Poá, Cananéia e Curitiba.

As atividades do GT 1 transcorreram de forma bastante participativa. Com o auxílio de um projetor multimídia apresentou-se o histórico e filosofia do Movimento Software Livre no Brasil e no Mundo enfatizando-se não só as vantagens relacionadas as questões técnicas, mas também a importância política da apropriação dessas ferramentas e na inserção desse discurso no nosso cotidiano. Contextualizou-se ainda, a história da Cultura Digital dentro do Programa Cultura Viva como forma de se fazer entender como e porque os Pontos de Cultura começaram a se envolver e a defender o uso de plataformas e ferramentas tecnológicas livres. Na sequência, algumas distribuições e softwares livres foram apresentados aos participantes do grupo. Em um outro momento, alguns desses participantes acompanharam o processo de migração e instalação das distribuições Debian e Ubuntu.

Os participantes do GT 2 foram instruídos a copiar os arquivos digitais da Teia Estadual nos computadores disponíveis para a atividade e a iniciar o processo de minutagem de cada uma das 32 fitas capturadas durante o evento. Durante o processo de minutagem os instrutores convidados acompanharam e orientaram os trabalhos trocando informações específicas sobre a edição de vídeos. Algumas pessoas assumiram o processo de criação da abertura e créditos com a utilização dos softwares gimp, inkscape, openoffice e cinelerra. Todo o trabalho de minutagem foi salvo nos formatos .xml com o objetivo de compartilhar a edição final a distância. Por último, todos os arquivos .xml foram salvos em formato .edl com a fnalidade de possibilitar o seu acesso através do software blender.

Finalmente, os participantes do GT 3 receberam orientações básicas sobre o uso do software livre blender para a edição de vídeos. Com isso, puderam experimentar a ferramenta não só para a edição, mas também para a inclusão de efeitos especiais nessa edição.

Houve ainda, um momento de roda de conversa onde se discutiu basicamente o processo e as possibilidades de divulgação e registro na plataforma web.


Avaliação coletiva

A roda de conversa para avaliação final revelou que todos os participantes gostaram muito das atividades propostas de forma coletiva. No geral, disseram que a dinâmica e a sequência das atividades atenderam e superaram todas as suas expectativas. O principal ponto positivo destacado foi a possibilidade de troca e aprendizado participativo, o que possibilitou novos laços de cooperação entre diferentes Pontos de Cultura. Como ponto negativo fica a ausência do pessoal do Ponto de Cultura Camará, que possibilitaria uma troca e aprendizado mais diversificado e abrangente.

Veja aqui a visão da juventude de Cananeia
[[1]]

Continuidade e encaminhamentos

1 – Continuidade do processo de formação colaborativa através da edição do vídeo da Teia Paulista por meio de comunicação virtual (troca de arquivos .xml e .edl);

2 – Continuidade e ampliação das oficinas colaborativas em outros municípios. Cidades indicadas: Mogi das Cruzes e Diadema;

3 – Publicação de todo o conteúdo e material produzido na oficina no seguinte endereço: wiki.pilarcultural.org/Oficina_Colaborativa_de_Edição_em_Cinelerra_e_Blender


Veja aqui o Cronograma:

Cronograma das Atividades

Baixe aqui o Cronograma

Projeto Comunicação Compartilhada (Arquivo .pdf)

Veja quem participou e o quanto custou a oficina

Lista de Participantes / Tabela de Custos Financeiros

Material de Apoio

Cinelerra

Blender

Informações gerais

Cananéia - história e cultura

Fundada em 1531, Cananéia situa-se em uma região riquíssima histórica e ecologicamente. Ao lado do maior remanescente de Mata Atlântica do país, por aqui se encontram histórias do primeiro povoado brasileiro, nascido a partir de 1502, com a chegada do enigmático Bacharel, também Cosme Fernandes, degredado da Coroa Portuguesa, que após alguns anos se tornará um líder entre os indígenas locais. Hoje em dia, a cidade destaca-se não só pela sua importância ecológica e histórica, mas também pelas suas manifestações culturais oriundas da cultura caiçara, que por sua vez, é fruto da miscigenação entre europeus, índios e negros. Suas terras e águas são habitadas por comunidades caiçaras, quilombolas, indígenas, caboclas e de agricultores familiares, constituindo uma diversidade cultural raramente encontrada tão próxima de grandes centros.


Serviços

Agências bancárias: Santander
Caixas eletrônicos: CEF, Banco do Brasil, Bradesco (dias úteis) e Nossa Caixa

Para saber mais acesse:
Sítio do wikipédia sobre Cananéia
É um sítio meio tosco, mas dá uma idéia do que se tem na cidade


Abaixo seguem informações gerais sobre a logística da atividade. Vale ressaltar que as despesas de transporte, hospedagem e alimentação serão custeadas c/ recursos financeiros do Prêmio Tuxauá (Projeto Nós na Intersecção Digital) e do Pontão Nós Digitais (www.nosdigitais.teia.org.br).


Hospedagem e alimentação

A galera vai ficar hospedada em uma pousada bem bacana que fica pertinho do Ponto de Cultura. Pra quem conhece a cidade, essa pousada fica em frente a Praça Theodolina Gomes / Rua do Artesanato. Logo mais enviaremos um arquivo c/ o mapa dos apartamentos e ai cada um escolhe a turma c/ quem vai ocupar o quarto.

O rango vai ser servido no Restaurante Sambaqui. Comida boa c/ tempero caseiro. Se alguém não comer nenhum tipo de carne avise antes pra que se peça o preparo de outro tipo de comida.


Transporte

A empresa Intersul (www.intersul-transporte.com.br) mantém dois horários de ônibus direto p/ Cananéia (9h00 e 14h30). Esses ônibus saem do Terminal Rodoviário da Barra Funda (http://www.socicam.com.br/2009/pt/terminais/terminais_rodoviarios.asp?Cod=3).

ATENÇÃO: as despesas de transporte apenas serão reembolsadas mediante a apresentação de bilhete de passagem e/ou cupom ou nota fiscal de combustível. Portanto, não deixe de solicitar e guardar esses comprovantes!